A moda agora é o tal do design estratégico. Mas será que o seu negócio está preparado para dar esse passo?

29

jul

A moda agora é o tal do design estratégico. Mas será que o seu negócio está preparado para dar esse passo?

Se você responder a minha pergunta: “e os seus processos, tanto internos quanto externos, são bem definidos e claros para todos os envolvidos em seu negócio?” com aquela careta de “hmmm, não muito” ou até mesmo um “não”, a probabilidade de trabalharmos juntos é bem próxima a zero.

Soa arrogante e prepotente da minha parte, eu sei. Mas eu te digo isso com a melhor das intenções e pelo bem do seu negócio. Sinceridade muitas vezes machuca, porém a realidade é um meteoro na velocidade da luz direto na sua cara: negócios que não tem processos bem definidos, claros para todos os envolvidos e rodando azeitados tem uma probabilidade maior de falirem. Segundo o Sebrae, a falta de gestão empresarial, que engloba a parte de processos, é a segunda causa de falência empresarial logo no primeiro ano, perdendo apenas para a falta de planejamento prévio, que engloba o plano de negócios, cálculo de custos, estudo da concorrência, montante de capital de giro, etc.

Vamos combinar que não seria de bom tom, para dizer o mínimo, aceitar como cliente um negócio que não tem perspectiva de chegar ao seu segundo ano de vida, não é mesmo? Afinal de contas um investimento em design Estratégico envolve valores altos e é um jogo de longo termo.

É sobre fazer o básico bem-feito

Sabe aquele arroz e feijão de vó? Então… Da mesma forma que não adianta um restaurante com três estrelas no guia Michellin servir o melhor filet au poivre com arroz azedo, não adianta você investir em design estratégico se a sua empresa não consegue entregar e fazer bem o básico. Por mais que o seu produto seja incrível, impecável, maravilhoso, singular, se houver um único ponto de fricção no ato da compra e/ou do uso, o seu cliente sempre irá lembrar do arroz que estava azedo e não o quão macio era o filé. E pior: ele vai espalhar essa notícia. Consertar o estrago será muito mais caro do que ter parado lá atrás, no seu começo e ter estabelecido, testado e definido processos e métricas para gestão e qualidade no seu negócio.

Saber o que precisa ser feito para alcançar os seus objetivos, como sair do ponto A para o ponto B não é tarefa fácil, mas acredite, o esforço e tempo valerão à pena. Mas como fazer isso? Caso você esteja nas etapas iniciais de abertura de um novo negócio ou tenha acabado de iniciar o seu, te indico a regra do KISS: Keep It Simple. Simple. ou Mantenha Simples. Simples. Você não precisa de ferramentas complexas e sofisticadas para construir o seu primeiro mapa de processos.

Pegue um caderno, uma folha de papel de pão ou o Excel. Neste instante a ferramenta pouco importa ela precisa facilitar a sua vida. O essencial é você e todos os atores envolvidos no seu negócio tenham completa clareza sobre tudo o que precisa ser feito, para que a entrega do seu produto aconteça de forma suave e prazerosa para o cliente. E não existe etapa boba demais para ser anotada, se necessário anote “1° passo: colocar a chave na fechadura; 2° passo: gire a chave no sentido horário”. Em matéria de processos, o óbvio precisa ser dito.

Ainda não está claro? Calma que eu te explico: é como escrever uma receita de bolo, mas, daquelas que salvam a nossa vida quando somos inexperientes na cozinha e a sogra avisa de manhã que vem visitar a tarde e você quer impressionar. Este tipo de receita geralmente segue uma fórmula: te informa o nível de dificuldade da receita, tempo estimado de preparo e a quantas pessoas serve, apresenta todos os ingredientes e suas quantidades e por fim, a forma de preparo. É nessa última etapa que moram os pulos do gato: misturar a farinha e o fermento antes de colocar o leite, incorporar a manteiga no chocolate em fogo baixo em panela de fundo grosso, pré-aquecer o forno a 180°C por dez minutos, quais ingredientes podem ser substituídos e pelo que e por aí vai. Viu só como uma simples receita de bolo pode te dar uma visão completa de um processo, facilitar a sua vida além de te entregar um resultado saboroso?

Recomendo fortemente que você faça o exercício de escrever a sua receita junto com os principais atores que farão o seu negócio funcionar e, se a natureza do seu negócio permitir, faça com todos. Ao longo do tempo de atuação, revisite sua receita, o seu mapa de processos, faça alterações, retire ou insira etapas, reflita sobre o que pode ser melhorado com os seus colaboradores. Esse mapa será extremamente valioso para o seu negócio e te ajudará a definir metas de produtividade, controle de qualidade, clareza sobre gargalos e vários outros pontos pertinentes à saúde da sua empresa.

Agora com o seu negócio já estruturado, organizado e uma carteira de clientes consolidada, é uma boa hora para pensar em como entregar mais valor para sua base clientes, entender o que eles de fato desejam, seus sonhos e aspirações, como torná-los verdadeiros fãs e embaixadores do seu serviço/produto, inovar em seu mercado de atuação a ponto de inspirar a sua concorrência. E aí, pronto para levar o seu negócio para o próximo nível?

 

 

Compartilhe!

Copyright © 2022 Estúdio Uca - todos os direitos reservados

Whatsapp